5 de jul de 2015

Como fazer uma boa Postagem

Okay, okay, talvez eu esteja muito no fandom de TVD
 Okay, acho que já devo ter escrito bastante sobre isso, but, é um assunto pertinente, até porque eu vejo que vários blogs novos ficam abandonados depois de um tempo, seja pela falta de visualização, desânimo, falta de tempo... e, o mais triste, acabam antes mesmo dos blogueiros se desenvolverem em sua escrita, nos conhecimentos de HTML, etc.
 Mas o que, de fato, atraí os leitores?
 As postagens, óbvio. E, bem, ninguém começa fazendo já postagens maravilhosas e interessantes, eu mesma não me asseguro das coisas que posto, até porque eu sigo o meu gosto pessoal, contudo, tem certos pontos chave que podem torná-las mais agradáveis e interessantes ao leitor e é sobre isso que iremos abordar hoje.



 1. Corpo da Postagem
 1.1: Título
  "Caraca, sério que ela vai falar sobre isso?" - sim, sério. O título é a primeira coisa que o leitor vai ler e já vai começar a avaliar se clica para continuar lendo ou não. O título não pode ser algo nada a ver, nem precisa ser tão direto (como eu fiz neste caso) - pode conter um trecho, ser sarcástico, etc - porém não pode estar totalmente desvinculado com o tópico do post. Devemos lembrar que o título é, tipo, o "nome". Então, vamos pensar nele com carinho.

  1.2: Layout
 Vamos colocar a seguinte situação:
 Lá estava você, vendo alguns vines engraçados no Facebook para matar o tempo (ou melhor, evitando a tarefa de matemática - que eu acho que você deveria fazer depois de ler esse post, okay. Todo mundo já pro quarto fazer dever de escola já!) quando de repente aparece uma solicitação de amizade, e quem era? Aquela pessoinha linda que geralmente é nossa paixão de 10 minutos no ônibus. Tu aceita, óbvio, só pra dar uma stalkeada. Ai você vai no perfil da criatura e o que tem lá? Vários erros de português não propositais - tipo gente que faz textão sério com vários erros de concordância - emoticons para todos os lados, enfim, aquilo agride teus olhos ao ponto de você ir no "X" lá em cima e fechar a página.
 Bem, isso foi só um exemplo chulo, mas que representa como algumas pessoas se sentem - tipo eu - quando vê um tópico super ultra mega maneiro como post, mas ai você clica e o que acha?
  Um texto totalmente colorido, com imagens descentralizadas, as vezes pequenas ou grandes de mais, um texto totalmente em negrito ou itálico, uma letra muito pequena e/ou com uma cor que te faz parecer uma pessoa já de idade e enfiar a cara na tela.
 Vamos dar um toquinho amigável pra esse povo: Verde limão e azul elétrico não fica bom no texto galera! Deixe somente a cor que você escolheu pro lay, se quiser usa uma corzinha aqui e outra ali, pra dar um charme, mas se tu fizer a parada inteira colorida sem um propósito fica muito ruim pro leitor, ainda mais quando é em todos os posts e as cores não tem nada a ver com o layout do seu blog.
 Rapaziada, partiu centralizar imagem de post! Imagem é uma coisa muito legal, sério mesmo, gifs, por um exemplo, uso sempre para dar um clima mais descontraído. BUT. Se a imagem do seu post estiver grande de mais que mal cabe na página, ou pequena de mais, vai dar uma sensação de que algo está errado. O legal seria escolher um tamanho pra largura fixo (por exemplo, eu uso 500/520 e muito raramente 540). Também gosto de deixar as imagens pequenininhas e colocar ao lado do texto (como no tópico acima), porém, daí é bom escrever bastante do lado da imagem para não ficar com espaços em brancos.
 Negrito, itálico e sublinhado foram criados para que você destacasse uma parte de seu texto, ou seja: Dar um charme especial e colocar partes importantes em evidência. Mas algumas pessoas ficam loconas com os efeitos que podemos colocar e o que fazem? Destacam o texto inteiro e acabam não destacando parte alguma.
 Resumindo: Vamos ter bom senso, olhar bem como está o formato do texto, avalie se está apresentável antes de postá-lo.

 1.3: Marcadores
 Você sabe para o que serve um marcador? "Para marcar?" Sim, óbvio, Tão óbvio que chego a me perguntar como algumas pessoas podem fazer uma verdadeira "zueira" nisso.
 Ter vários marcadores não é legal cara, porque o seu leitor usa o marcador para quê? Para achar posts relacionados com algum que ele gostou ou determinado assunto. Você deve escolher bem os marcadores, separá-los com carinho em seu coração. De preferência, use aqueles que já tem e não saia criando um monte adoidados.

  2. Conteúdo
 A cereja do bolo.
 Vamos usar outra situação hipotética:
 Lá estava você, cidadão, andando todo pimpolho pela cidade quando avista uma livraria. E, BAM, logo que bate o olho na vitrine vê um livro com uma capa linda e maravilhosa, com um título pra lá de lindo, ai você, lógico, vai até ele para ler a sinopse. Achando o tópico, ou melhor, proposta válida decide levá-lo para casa. Tudo pronto. Livro, coberto, friozinho, belezura, mas daí o que acontece? A história é mal desenvolvida, pouco inovadora, enfim, decepção.
 Pois é. Isso já me aconteceu não só em livros... em postagens também.
 É aquele tipo de blogueiro preguiçoso, que dá ctrl+c e ctrl+v em informações de sites, sabe? Que fala que o blog é pessoal, mas a opinião pessoal mesmo ele não dá. Aquele que não aprende com os erros de português, ou seja, não revisa texto... e o post acaba sendo nada aquilo do que você esperava. Não acrescenta nada de novo, as vezes nem te faz rir, na verdade te dá mais vontade de chorar do que de rir. Ai você fica lançando aquele olhares pra tela do note, perguntando-se a que ponto você chegou pra tá lendo aquilo, porque ter esperança é aquilo né, tá ruim, mas você continua lendo torcendo pra pessoa acertar no final....

Esses são os 2 fatores cruciais. Cara, se você tem um dos dois, você tá no caminho, mas se tu tem o combo, fera, você pode até não ter muitos seguidores, mas sinta-se orgulhoso de seu trabalho. Os resto dos truques e o seu próprio estilo você descobre com o tempo, não algo que eu possa ou consiga passar.
Agora. Segue abaixo alguns detalhes extras maneiros para se utilizar.

 3. Extras.
Porque é preciso ter força, garra e estratégia.


  Humor:
  O que meu blog tem de diferente? Sério. Deem uma olhada. Não pro lay, povo, pra esse texto mesmo. Vocês conseguem notar a falta de formalidade proposital? Yeah, eu consigo escrever um texto super chato e formal, tipo uma tese como a que fiz ano passado, porém, eu gosto mais de ler textos leves e é exatamente isso que eu trouxe. Com um pouco de sarcasmo, mas ninguém é perfeito, né?
 Textos muito pesados demoram a prender o leitor. Claro, se é isso que quer fazer, vá em frente, mas que o feedback do público vai demorar isso vai.

 Tema do Blog
 Ter um tema definido sobre somente um tópico é bom, te dá foco, direção, mas cansa. Cansa muito ficar escrevendo só sobre uma coisa, chega uma hora que você se sente obrigado a escrever. Diversificar não é só legal pro leitor, mas também pro autor.
 Esse foi um dos motivos pelos quais eu mudei o conteúdo do meu blog para algo mais... "abrangente", assim como vários outros que eu conheci como escrevendo sobre uma única coisa e agora escrevem sobre tudo. Algumas pessoas não apoiaram, mas, fazer o que, não se pode agradar todos nessa vida.
 Tamanho do vídeo do Youtube:
 Já me perguntaram como que eu altero os tamanhos dos vídeos do youtube que eu coloco aqui, principalmente aqueles que eu deixo retangular por ser música.
 Gente, é assim:
 Depois de adicionar o vídeo que deseja normalmente.
 Primeiro você vai lá em cima, e clica em HTML (ao lado de "Escrever").


 Agora você tem que localizar o código do Youtube. Você pode dar Ctrl+f para pesquisar a palavra chave (que seria youtube). Quando localizar é só mudar a altura em height e a largura em width para os tamanhos que deseja. E pronto.


✾ Mas como escolher sobre o tema do post?
 No meu caso eu me inspiro por música. Por exemplo, agora mesmo estou ouvindo um pouco de k-pop (que é uma música anima e não me deixa desanimar pra escrever). E meu dia a dia. Para escrever não basta só chegar aqui se você não tem ideias, você tem que ser um observador, acredite em mim, se você fizer isso vai ver mais além sabe? Abrir seus horizontes, quem sabe até melhorar suas redações e sambar na cara do professor.

 E é isso meu povo.
 Não quis deixar o post enorme, não foi minha intenção, but eu acredito que esteja completo, de certa forma. 
 O principal é, tirando isso, se divertir. Se você está se divertindo é o mais importante, até que essas coisas que eu escrevi aqui (foi mais porque me perguntaram nos fóruns da vida).
 2 Bjs de Lux e Marmelada.

Don’t go through life, grow through life.—  Eric Butterworth


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão