16 de fev de 2015

Fanfic em Conjunto? (Coautor)



 Uma das coisas mais divertidas que já fiz, sem dúvida, foi escrever em conjunto com outra pessoa (ou pessoas, como na noite em que eu e mais duas amigas não tínhamos nada de melhor para fazer, estávamos todas em frente ao meu portão com um caderno, e do nada começamos a inventar histórias e escrever ali).
 Sempre é bem engraçado, pelo menos ao que me recordo, já que faz muito tempo desde que não escrevo em companhia de alguém. E irei contar como é um pouco dessa experiência e, também, dar dicas de como você pode fazer isso junto de algum amigo ou com alguém que conheceu num site de fanfictions.


 Já falei muito sobre fanfics aqui, mas acredito que poucas pessoas, entre os ficwritters, tenham escrito uma fanfic (a sério, sem ser de zoeira como eu fiz) com outro ficwritter. Acredito que isso tenha sido em função da influência de minha irmã mais velha que, como eu já, já passou muitas noites e tardes conversando/escrevendo online capítulos com amigas - virtuais ou não.
 Pessoalmente, eu sempre achei mais fácil escrever sobre a perspectiva de dois personagens, ou com uma pessoa escrevendo as falas/ações de um enquanto a outra pessoa escreve de outro, e uma das duas descreve o cenário em si.
 Eu sei, eu sei, parece muito complicado, mas na realidade não o é.
 Porque todos vão descrevendo, por exemplo, pelo msn (ou bate papo no face, né, o negócio é ter uma forma de escrever online com a pessoa), dando palpite nas cenas ... é quase como um RPG, em que no final você junta tudo, edita aqui, edita ali, e, BAM, sai uma fanfic.
 Algumas muito boas! Sério.
 Em minha opinião. Coautor é mais que Beta Reader, ele não vai só apontar os erros de português e palpitar sobre o rumo da história, não, coautor é, como significa a palavra, um coautor. Ou seja, tem mais liberdade, e você deve encarar a pessoa como, também, um dos donos da história. Até porque, admito, eu ouvia a opinião de minhas beta readers, mas, algumas vezes, no fim, fazia o que queria mesmo.
 Mas, pior do que desavenças entre os autores (que um pode acabar querendo "tomar a fanfic" para si e não sabe brincar) é quando a história começa... a desandar... quando vira zoeira mesmo e se perde o foco... Você consegue notar enquanto lê. Ou talvez seja porque eu tenha lido mais fanfics escritas por pessoas beeeemmm jovens (não querendo julgar, nem me colocando numa posição como: sensei mais velha) que, por vezes, deixam num formato mais... como descrever... feio aos olhos serve? Ou então com diálogos do tipo:
 Naruto: Como assim, Sakura-chan!?
 Sakura: É como tu ouviu, Naruto, vc tá surdo?

 Se bem que, vejo coisas assim até por algumas pessoas mais velhas, mas, novamente, desculpe por generalizar, contudo essa gafe está mais entre aqueles com 9 a 14 anos (até porque muitos começaram a escrever a pouco tempo, e isso até que é legal de se ver, observar essa geração começando a se divertir ao escrever).
 O único problema é que... eu incentivo à escrita... mas também não vou querer ler uma fanfic dessas, entende? A não ser que peçam a minha opinião, mas ai se prepara porque eu não sei mentir, sou sincera memo, beleza?

 Mas, enfim, estou mudando um pouco o rumo deste post. A questão é que escrever com uma pessoa mais velha me ajudou a melhorar isso também. Deram-me dicas maravilhosas, desde o layout do texto, à dicas de português e descrição de cenários (algumas, das quais, tento repassar aqui no blog, e quem sabe, não me ajudem a criar um "tutorial" de como se escrever boas fanfics... ou, quem sabe, mais dicas para aqueles que estão, realmente, se interessando e querendo entrar mais a fundo no mundo das fics).
 Passei muitas noites em claro, quando ainda tinha tempo, nos bate papo da vida escrevendo.
 Uma das dificuldades que encontrei foi o horário, já que a pessoa com que escrevia trabalhava e estudava, então tivemos que elaborar um horário aos finais de semana para que ambas entrássemos ao mesmo tempo, outra garota também participava de outra história. E era muito engraçado, porque todas palpitávamos, e riamos das cenas de humor que criávamos.

 Se me perguntarem agora se eu escreveria com alguém, mais jovem, por exemplo, não sei ao certo se faria ou não. Porque, apesar de divertido, também era trabalhoso, pois por eu ser aquela com mais tempo disponível, chegou uma hora que passei a editar os textos também (antes, a mais velha fazia isso com maior frequência, eu uma vez lá, outra acolá, para ir pegando a prática) e percebi como isso era um TRAMPO do caraio. Hoje em dia, mal tenho tempo para respirar, e até mesmo as fanfics que escrevo demoram - em média, um mês (geralmente mais, eu que estou sendo otimista) para sere atualizadas, então a outra pessoa teria que ter muito tempo e paciência para escrever comigo... 
 Enfim, acho que todos deveriam tentar escrever com outra pessoa ao menos uma vez (principalmente um "iniciante" nesse mundo). Você acaba aprendendo tanto e, muitas vezes, tendo uma experiência, além de nova, divertida, que, na moral, você só tem a ganhar com isso.

Eu jamais chegaria aonde cheguei se só andasse em linha reta. Tive que voltar atrás, andar em círculos, perder dias, perder o rumo.
— Marla de Queiroz

2 comentários:

  1. Adorei o post, sempre quis escrever com mais alguém, porém ninguém gosta de escrever as 5 da manha comigo, nunca entendi kkk.
    Recentemente eu decidi que vou escrever meu romance ai já fiz todo o enredo, uma linha mestre e tudo mais, uma amiga minha viu e falou que queria escrever comigo, concordei. Agora ela nem deu as caras e me desmotivou a escrever :( enfim, sempre tem o lado legal de escrever junto pq sempre dá pra descontrair e fica engraçado, porém tem que ficar arrumando tudo para que os dois lados gostem ai fica complicado.
    Saudades de você.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOLA <3
      As 5h da manhã eu tô levantando pra ir trabalhar/sofrer XD só tenho tempo pra escrever as 5 da tarde, beeemm na contra-mão, né?
      OMG! Eu terminei de ler aquele seu em pdf e, my gosh, preciso de mais - pode me julgar, eu deixo, amo romances mesmo!
      Nossa, não desanima não, Lo! Olha, não sou lá a melhor pessoa pra falar isso - até porque, eu disse, demoro pra escrever, demoro até pra postar as coisas que estão prontas nos rascunhos daqui do blog e responder comentários, então super entendo se não quiser me levar em consideração - mas desistir pelos outros... não parece o seu estilo.
      Bem, a gente mais ria que escrevia, era muito engraçado XD
      Saudades de tu também, rapariga! TT-TT
      Mas sou cabloca enroscada, então sempre demoro pra dar as caras!

      Excluir

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão