10 de dez de 2014

O meu discurso de Formatura


Eu não sou a oradora da minha turma, nem quis tentar ser.
Mas eu pensei no que eu gostaria de dizer hoje para os meus colegas, professores, pais e até mesmo para mim mesma se eu fosse.

 Meus queridos - alguns nem tanto - colegas. Companheiros de colas, cópia de tarefas, depressão pós-prova e pré-recuperações. Aqueles com quem tivemos de conviver durante 3 anos.
 Anos, estes, que passaram mais rápido do que foi previsto, como um rap do Eminem (muito rápido e sem que eu entendesse nada), ou talvez seja somente minha impressão.
 Não serei arrogante ao dizer que todos aqui realmente gostaram desse tempo, mas aposto que todos estão felizes por terem chegado até aqui, ou pelo menos não ter mais que estudar para provas de matérias que você não curte... no meu caso... tudo relacionado à exatas... é... pois é...

 Gostaria muito de poder dizer que as coisas vão só melhorar agora, que todos seus sonhos vão se realizar e coisa e tal, esse tipo de coisa que dizem pra gente, mas a verdade é que eu não sei como vai ser a vida de cada um de vocês, ou até mesmo a minha.
 Porém, nesse meio tempo de convivência com algumas pessoas, dúvidas sobre o que deveria fazer, como deveria agir ou o que sentir - que apesar de ter pensado muito não me ajudou muito, admito - eu cheguei a algumas resoluções que quero compartilhar com vocês:

 Independentemente do que queira ser, tente de verdade e não deixe que outras pessoas escolham por vocês. Eu não ligo se você quer virar um vendedor de produtos Ivone ou o um super herói, se você acredita que isso é possível, espero que você tenha coragem o suficiente para tentar, apesar das críticas que irá receber.
 Pense duas vezes antes de fazer alguma coisa, mas não tenha medo de errar. Pessoalmente, eu sou do tipo que pensa umas cinco vezes e mesmo assim acaba fazendo e dá tudo errado, gosto de crer que isso me faz aprender.
 Aceite. Nós simplesmente não podemos ser "crianças" para sempre, contudo, posso dizer que se você amadurecer de mais e ser sério o tempo todo... as coisas podem ser um pouco mais difíceis...
 O que me lembra: Sorria, ou melhor, gargalhe pra valer pelo menos uma vez ao dia. Acredite em mim, você irá se sentir um pouco melhor depois disso, ou pode estar deixando o dia de alguém melhor com o seu sorriso.
 Se você não percebeu isso ainda, irei te dizer antes que você descubra isso de uma maneira nada agradável no futuro: Dinheiro é bom, mas não é tudo. Eu sei, eu sei... ele é fundamental e compra coisas necessárias para a sobrevivência, tipo Assassin's Creede ou um blush duradouro que não quebre, mas hoje eu percebo que não compra coisas mais importantes... como família, amigos e até mesmo o que vocês pensam, aquilo que sabem e acreditam, isso não tem preço. Mas sim valor.

 Meus queridos pais presentes nesse momento... eu acredito que todos devem ter preocupações quanto ao futuro de seus filhos, mas espero que apoiem o nossos sonhos, claro que é preciso ter o pé no chão, mas isso não significa ter de abdicar de nossas asas. E, por favor, tenham paciência. Vocês tiveram a juventude de vocês, viveram a história que ainda está sendo contada, mas precisam entender que devemos viver a nossa também, e nem sempre iremos ter a mesma ideia de narração.

 Queridos mestres... bem, espero que nos perdoem por todas as discussões em sala, lerdeza, preguiça, piadas, risadas (que se vocês pararem para pensar tornaram as coisas, sim, mais divertidas).... ou melhor, não perdoem, porque pedir perdão é para coisas que nos arrependemos, mas não é o caso.
 Se perguntarem, faria tudo de novo, até mesmo tirar aquelas notas horríveis de química, porque, vejam bem, é difícil se manter sério durante cinco períodos e ainda ter que fazer um monte de cálculos para chegar no valor incrível de 2 mols.
 Mesmo com o apesar dos apesares... gostaria de agradecer por terem sempre parado para responder minhas dúvidas, por mais idiotas que fossem, e, pelo menos a maioria, não ter dito que eu não estava me esforçando o bastante quando tá na cara o quão cansada estava no final do dia, sei disso porque todos vocês estavam também, via isso todos os dias, e mesmo assim conseguiam lançar umas piadas pérolas durante as aulas para ver se a gente acordava.
 Obrigada. 

 Agradecimento especial às tias da limpeza, por sempre deixarem a sala no estado "normal" depois de passarmos como um furacão, às tias da cantina pelo cafezinho daora que elas fazem, e aos inspetores gente boa que ao invés de te botar pra baixo, quando você chega atrasado na aula e o professor não te deixa entrar, faz uma piada para te fazer rir.

 Carpe per diem. 

 Essa é uma frase em latim que aprendemos na aula de filosofia no segundo ano, que significa: aproveitem o momento. Lembro que ela não saiu da minha cabeça durante toda a semana depois daquela aula, foi a primeira vez que eu pensei o que faria quando o colégio acabasse... eu só sabia que, o que quer eu fizesse, eu queria aproveitar cada momento.
 Então, todos vocês presentes nesse salão, valorizem cada dia de vocês, aproveitem, e que seus dias passem mas sempre somem alguma coisa.
 E, deixo aqui expresso os meus agradecimentos por todos vocês... terem tornado meus momentos proveitosos.
Obrigada e... só para não perder o costume: até amanhã.

Formandos 2014
If we believ in the power that's deep within we can forever change this world
And if we imagine that dreams can really come true faith will taake us to the top
Never stop fighting. Never stop dreaming. Never stop trying - don't give  up! Never stop thinking. Wishful thinking.
Cuz' if we really wanna win
Never stop!


PLAYLIST ESPECIAL:





2 comentários:

  1. Ah, que discurso mais incrível...! Divertido, realista e nostálgico. Perfeito! Por que, criatura de Deus, você não quis ser a oradora da turma? A galera ia aplaudi-la de pé e com olhos encharcados. E aposto que um ou outro iriam chorar gritado.

    A propósito, sua formatura já aconteceu? Ela foi boa?

    (Espero que sim, Dona Moça... Beijos e até mais!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeehhh, poderia ter sido muito melhor XD kkkkkkkk
      Porque eu passo mal quando várias pessoas me encaram, sério. Eu passo, muito, muito, muito mal.

      Aconteceu sim, aaahhhh, foi boa... foi engraçada.... mas eu perdi a aposta de que eu não ia chorar e uma lágrima minuscula me escapou XD

      Excluir

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão