20 de set de 2014

Doar Sangue ft. Kcte de agulha



 Então, meu povo, nessa terça-feira e doei sangue.
 Yeah, eu que morro de medo de agulhas fiz isso, LOL.
 E vou contar como foi, o que eu precisei fazer e o quanto isso é importante. Sério. Galera, doar sangue é um ato muito bonito, de verdade.
Pré Requisitos para se doar sangue:
* Pesar acima de 50kg
* Ter dormido, pelo menos, 8h (estar descansado).
* Não ter comido alimentos gordurosos antes da doação.
* Se tiver tatuagem, que ela tenha sido feita ha pelo menos um ano.
* A vacinação contra Hepatite B impede a doação por 48h
* Pessoas com pressão muito alta/baixa não podem doar.
* De preferência, beba bastante água no dia antes da doação.
* Se estiver gripado, é recomendável que espere 7 dias para a doação.

OBS: Isso é só o básico. Lá no hemonúcleo eles te pesam, tiram a pressão, fazem algumas perguntas como: Se você toma algum medicamento, e tudo o mais.

OBS: É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE VOCÊ TENHA SIDO 100% SINCERO COM AS RESPOSTAS DE SEU QUESTIONÁRIO.
SÉRIO.
ATRAVÉS DO SANGUE É POSSÍVEL TRANSMITIR DOENÇAS PARA UM PESSOA QUE PODE JÁ ESTAR DEBILITADA.

"Tá. Okay. Mas vamos para a pergunta mais importante, Ju.
Dói?"
 Então, galera. Eu não vou mentir.
 Dói um pouco sim, pelo menos pra mim doeu, só na hora de colocar a agulha. Mas foi estranho, doeu menos do que para tirar sangue para testes. Porém, depois que a ela já estava lá eu nem senti.
 O tempo foi de mais sou menos 15 minutos (3 músicas. sim, você pode ficar ouvindo música enquanto doa, mas com os fones somente em um ouvido, porque as enfermeiras ficam perguntando de dois em dois minutos se você está se sentindo bem e tudo o mais).
 Você não pode esticar o braço e tira o dia de repouso, já que não pode praticar nenhuma atividade física ou esforço algum.

 "Quanto de sangue eles tiram?"
 Nosso corpo tem, em média, 5L de sangue, e é retirado 500ml, que é recuperado ao longo da semana (apesar que, você pode doar de novo depois de 3 meses completos, só por precaução). Porém, desses 500ml, somente 450ml são para doação, já que com os outros 50ml eles realizam vários testes antes (até te ligam se tiver alguma anomalia).
 Porém, somente com isso você já estará ajudando 3 pessoas diferentes, quem sabe até prolongando seu tempo de vida ou mantendo-a viva durante uma cirurgia.

"Sou menor de idade"
  Eu também, mas a partir dos 16 anos você já pode doar se estiver acompanhado do responsável.
  Aí é preciso que, além do seu R.G, a pessoa leve o R.G e te acompanhar ao longo do processo. 

"Ouvi falar que eu vou emagrecer e o meu sangue vai engrossar"
 Bullshit. Você não emagrece e nem engorda, seu sangue não engrossa e muito menos afina, isso tudo é mito (provavelmente, espalhado por pessoas medrosas que estavam tentando se justificar).

"Ju, eu tenho muito medo de agulhas, de verdade, mas eu queria muito doar"
 Eu também estava com medo. Sério. Tentei fingir que eu estava calma, fui só pra ver como era. 
 Porém, todos foram muito gentis e o processo foi rápido, a enfermeira que estava comigo até tampou a agulha porque estava me dando nervoso vê-la.
 O truque é olhar pro lado, que no fim nem dói tanto quanto você pensa e a sensação com que você saí de lá, sabendo que tá ajudando outras pessoas, é muito boa.
 Vá quando se sentir confortável e quem sabe leve alguém que te faça companhia, só fazendo isso uma vez pra você ver que não é tão ruim assim.

Procure saber onde fica o hemonúcleo/hemocentros da sua cidade.
Para mais informações, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão