17 de mai de 2014

Crônicas e Contos


 Esse dois gêneros literários famosos possuem pontos em comum e diferenciados, embora acho ambos bons.
 Porém, é bom saber a diferença entre os dois e suas próprias definições para fazermos uma prova - por exemplo- ou classificar uma história/fanfic.


Conto:
Obra de ficção (num universo de fantasia ou imaginação), com um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Narrativa curta - pequena extensão. Com uma história completa (com inicio, meio e fim) e fechada (um só conflito) e com poucos personagens, caracterizados e/ou analisados, e que tende a ser estáticos (permanecerem imutáveis ao longo de toda a narrativa). 
 O escritor - contista - fica focado no tempo, espaço e no personagem

Crônica:
Oscila entre a literatura e o jornalismo. Narração curta (essencialmente, para ser publicada em páginas de revista ou jornais). Tem uma visão pessoas, particular, do cronista sobre um fato qualquer (do cotidiano ou de um noticiário, ou seja, qualquer coisa, qualquer fato), com uma linguagem descompromissada, próxima do leitor. Geralmente, possui um tom bem humorado (as vezes ácido e irônico) e crítico, mas pode ser, também, como uma "conversa" séria.
 Em geral, também, não há desfecho - deixando o final em aberto e a mercê das conclusões e imaginação dos leitores, ou com um caminho sugerido/insinuado a ser atingido com a reflexão do leitor.

Leia Algumas/ Alguns:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão