18 de jan de 2014

Ingenuidade ou idiotice?


 Pergunto-me se as pessoas são ingênuas ou somente idiotas, cegas de mais, para se importarem com as coisas, com o mundo a sua volta, com o país.
 Desculpe por estar generalizando, é que sempre me pareceu ser a grande maioria até porque, infelizmente, eu convivo com muitos deles...


 E não me digam que eu não sei sobre o que estou falando.
 Fui (e ainda sou, porque, infelizmente, isso ainda não aconteceu) obrigada a assistir minha mãe ligar em um monte de hospitais para tentar conseguir a vaga para um senhor, pai de uma amiga de infância, já idoso e com sérios problemas de saúde. Até agora? Nada, eles está na casa dele, e, eu acho, que desistiu de conseguir uma vaga.

 Outro dia, estava conversando com meu professor de geografia e, sabe de uma coisa, aqui na minha cidade os professores de rede municipal não recebem um aumento de salário (eu esqueci o nome, sorry) que deveria ocorrer todo fim de ano, a mais sou menos quatro anos.

 No posto de saúde outro dia, estava faltando injeções para gripe, muitas crianças tiveram que voltar outro dia, porque, aparentemente, havia acabado e o novo carregamento não havia chegado.

 E as apostilas da rede municipal? Lembro da primeira vez que chegou uma na minha escola, no fundamental, todos ficaram ansiosos. Na época eu não sabia, mas o que era atual prefeito havia gasto, aproximadamente, R$ 50 a 60 reais em cada uma. Agora, faça essa pergunta para você mesmo: Como uma empresa que eu nunca ouvi falar, uma apostila fulera, pode custar 50 cada?
 Será que realmente custou isso?
 É claro que não. Esse mesmo prefeito comprou ovos, isso mesmo OVOS, que custavam R$ 1.000, além de outras coisas estúpidas que levaram a prefeitura a falência. Um conhecido que trabalha lá me disse que o atual prefeito está tendo sérias dificuldades com as dívidas e baixos orçamentos, e isso eu nem sei se ele tá roubando, espero que não.

 Ai você pensa: Mas esse prefeito, o antigo, deve estar na cadeia, né?

 Bem, meus queridos, sinto lhes informar, mas o mesmo monstro que esteve no poder por 8 anos roubando - porque as pessoas foram burras ou ingênuas de mais para reelegerem ele - está solto, seus processos parecem terem sido arquivados e ele foi comemorar na igreja. Sério, ele foi fazer uma peregrinação até a Basílica de Nossa Senhora, que bonitinho né? Agora sumiu para a poeira baixar, mas eu não vou esquecer disso não meu filho.

 E a escola? Sempre estudei em escola pública e todas seguem basicamente o mesmo modelo. Salas lotadas, ventiladores que mal funcionam, agora trocaram as carteiras, mas até antes era bem capaz que meus pais tivessem usado aquelas, lousas sujas, velhas e rachadas, qual é! Ainda é lousa de giz! D-E G-I-Z, sendo que se o último prefeito não tivesse roubado tanto já teríamos lousas super high tec! Cortinas velhas, rasgadas. Portas também velhas, quebradas e algumas até sem maçaneta em minha última escola.
 Lembrando que eu tive que falar com o prefeito, enviar várias cartas e outras coisas com a ajuda da minha mãe (eu tinha uns 9 ou 10 anos na época) para construir um muro atrás em volta da minha antiga escola, porque marginais de fora estavam entrando e batendo nas crianças que faziam educação físicas de tarde.

 Eu não poderia ter sido MENOS incentivada a estudar naquele lugar, só continuei pelos meus pais e professores, mas as condições em si desagradam qualquer um. E algo que poderia sim ter despertado nosso interesse e vontade se tornou só mais um dever, chato e irritante na cabeça de tantos.
 É por isso que ninguém gosta de estudar. Tirando aqueles que não foram felizardos como eu e nem apoiados em casa e/ou pelos professores. Eu tive que fazer curso de reforço para conseguir acompanhar o pessoal de escola particular para conseguir fazer o teste para alguns colégios.

 As ruas daqui estão horríveis. Esburacadas, com verdadeiras crateras e com alguns sinais nem funcionando, haja suspensão para os carros.

 Não sei se ai na cidade de vocês é a mesma coisa, eu espero que não, mas algo me diz que pelo menos uma das coisas citadas pode estar ocorrendo aí.
 Eu sei, eu sei, não quero que você pense nesses problemas todas as horas do dia (quem conseguiria viver assim?), a questão desse poste é: Participe.
 Sim, participe, não seja só mais um voto qualquer nas mãos de quem não merece. Pense. Entre em sites sobre a prefeitura da sua cidade, já que eles são obrigados a postar o quanto eles gastam, e confira para ver se está batendo a quantidade de dinheiro que gastam para manter a prefeitura. Se tiver um protesto e você puder ir, vá! Leia sobre notícias sobre o que tá rolando na política da sua cidade e do seu país.

 Não se deixe levar por aqueles que pensam que nada irá mudar, se todos ficarem quietos nada muda mesmo.

O que eu esperava da vida? Eu esperava estar com gente que eu gostasse, eu esperava pessoas que me fizessem bem, eu espera histórias, experiências, conteúdo, diversão, eu esperava felicidade. Mas a vida é o conjunto de realidade com sonho. As vezes só esperar no sonho não adianta, tem que se fazer na realidade.
— Abraão Moura.

11 comentários:

  1. Nossa ! Concordo plenamente com você . O mundo está tão terrível , não podemos confiar em ninguém ! Antes das eleições todos são santos e promentem mil coisas , mas na hora que são eleitos as únicas coisas que ele faz e roubar , comer e fingir que está fazendo alguma coisa . Aqui na minha cidade eles investiram + de 1 milhão com um relogio que só da pra ver as horas se você estiver no avião e não deu um tustão para as escolas públicas ou hospitais que estão caindo aos pedaços ...

    ♥ Adorei o seu blog !♥

    picnictemplate.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, mas que bosta hein, Nick. O pior, nem é essas idiotices que eles fazem, o que frustra mesmo é que eles não são punidos.
      As pessoas agem como se isso fosse normal e estivesse tudo bem, mas NÃO, NÃO TÁ TUDO BEM E NÃO DEVERIA SER NORMAL UMA COISA DESSAS.
      Dá vontade de partir pra violência, mas é algo que não farei.
      Obrigada sua linda ;*

      Excluir
  2. Depois da mobilização do povo que recebia bolsa família, quando teve boatos de que iria acabar, descobri que o povo é calado por idiotice, mesmo. Acham bom do jeito que está. hehe Eu sei que o melhor caminho para melhorar o mundo, é pela política. Pois o ser humano não conseguiria viver numa anarquia e ponto. Então precisamos votar. Eu admito numa boa que só tirei meu título ano passado, aos 19. Não queria de jeito nenhum votar antes, por n motivos. Um deles era que não queria perder tempo pesquisando sobre o passado macabro da maioria deles e escolher o "menos pior".
    O problema é que as pessoas sempre votam nos políticos velhos! Com medo de votar nos novos! Mas qual a razão de insistir no erro? Vote no desconhecido do que no velho "menos pior". E realmente, o brasileiro não participa de nada. Sinceramente, só fui entender o motivo disso no terceiro ano, numa aula de sociologia.
    Eu sempre estudei em escolas de bairro até a quarta série. Depois fui para uma escola maior na quinta e saí de lá e fui parar numa pública. Pra quê? Perdia vontade de estudar em menos de um ano. Quando cheguei ao primeiro ano, não suportava mais. A escola ficou boa durante um tempo, mas depois começou a virar mangue. Sem contar o choque que eu tive com o comportamento dos alunos. Mesmo com a escola reformada e com professores, a maioria não queria saber de estudar. Dai na metade do primeiro ano, disse que só estudaria se me colocassem em uma particular novamente. E assim o foi.
    Acompanhei pois sou inteligente, mesmo. Pois eu nem sabia direito sobre as guerras mundiais, não sabia fazer produto notável, entre outros... Mas acompanhei. Em uma das melhores escolas do meu estado. Ao mesmo tempo, eu me perguntava "e se eu tivesse tentado mudar isso?", mas é aquela coisa, mudar como? A maioria não quer saber. Te acham lunático só por acreditar que pode fazer algo mudar... Sl, sabe?
    É um roubo, um roubo! As obras são sempre superfaturadas! E o que é pior? É que muitos que reclamam, se pudessem, fariam igual! Mas temos que denunciar. Tem algo errado? Tente mobilizar as pessoas, é verdade. Mas para o Brasil mudar... ah, vai demorar muito.
    E parabéns por ter se mobilizado. Tentem tirar esse prefeito do cargo! Ele não faz nada! Mas se realmente denunciássemos todos os corruptos, nossa... Um diretor ruim, professor ou médico que só recebe, entre outros... Seria uma maravilha. Mas a corrupção está enraizada nesse país. Na maior parte do povo. Nem sei mais o que escrever... Só que, é uma pena. E que se eu puder, um dia... Se eu puder me tornar o que eu quero, no futuro, não irei morar aqui. Eu até ficaria, se o povo fosse diferente dos políticos. Mas a maioria não o é.
    Amo meu país, mesmo. Gosto da cultura, da música, da culinária... mas não dá. Adoraria morar em um local sem ter medo de ir na esquina (de ser roubada ou coisa pior), poder usar roupas de verão sem ter que ouvir merda... Precisamos de uma reforma total nesse país! Nas leis, na política, em tudo! "Brasil, um país de poucos (muito poucos)".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de acrescentar que, tinha três amigos bem estudiosos nessa escola pública. Eram bem dedicados. Tinha um, que até pegava carrego em feiras. Todos os três, passaram para o que queriam. Na federal daqui. É mais difícil? Sim. Mas não impossível.
      Um deles até fez pré-vestibular na minha escola. Era minha amigona lá. haha Quando eu penso nas cotas, não consigo ser contra. Não dá. Eu já passei um tempo em instituições públicas, e sei o quanto o aluno deve ser esforçado e ter força de vontade para aprender. Espero não ter escrito muita merda, tá me dando vontade de apagar. Releve.
      E ah, queria ter sido sua amiga, na infância. Teria alguém para conversar sobre as minhas loucuras. Vou até escrever mais sobre minha infância e meu jeito de pensar. Desculpa encher teu "saco". hauhauha Fui, juro...

      Excluir
    2. Pois é. O brasileiro sofre da doença: "sei que errei, mas quero errar de novo pra ter certeza que tava errado". E não muda. Ficou acomodado!
      Quanto ao título de eleitor, bem, eu também não quero votar ainda e irei adiar até o último segundo. Não quero ter que refletir tanto sobre aqueles que pretendo socar no futuro. Além do mais, acho que ainda não teria mentalidade o suficiente para tomar uma decisão bem fundada.

      Sinto dizer que o que falou é verdade. Os políticos são assim porque o povo o é. Nenhum governo se mantem por muito tempo se não for a imagem de seus eleitores, no Brasil não seria diferente.
      Mas, não quero ir embora. Não quero sair. Não quero jogar a toalha.
      Mesmo que demore anos, acredito que se deve começar por algum lugar, nem que seja de dez em dez cabeças por vez. O importante é não ficar nessa eterna inércia!

      Não, não. Não escreveu. De todas as cotas, a de escola pública é de longe a mais imbecil de se ter. É, na verdade, a prova de que o governo sabe das condições que impõem aos seus alunos. Diferente da cota de raças que, sim, é um tipo de segregação racial (onde, supostamente, mostra que o negro não tem a mesma capacidade do branco ou, até mesmo, que os jovens brancos devem dar lugar aos negros pelo "passado" deles. Ambas as afirmações são erradas).
      Eu também! Jaaaaaaaaaaaamais encherá, Ana. Eu amo ler seus comentários e suas postagens! u3u

      Excluir
  3. Como já dizia meu professor de filosofia 'idiota é aquele que vende o voto, diz que não gosta de política e quer ver mudanças', o povo aprendeu a aceitar tudo calado e achar que mudança é um tipo de utopia, um ou outro se rebelar pode não fazer mudança alguma mais se todos se juntasse mudanças aconteceriam, mas o que o povo faz? prefere sentar e esperar um milagre, fingir que está tudo perfeito nessa falsa democracia, vivendo a base de pão e circo.
    Cara, eu fiquei muito feliz quando começaram aqueles manifestos por todo o país achei que iria começar uma nova era, e o que o povo fez? chamou atenção e quando o povo de São Paulo deixou de ir as ruas todos os outros estados também deixaram, falta força de vontade pra acontecer as devidas mudanças.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu professor é um homem muito sábio!
      As pessoas pensam assim porque os políticos querem que pensem assim, é uma ideia pré-fabricada e vendida por todos os lados. No fim, o povo é mais uma vítima. Cega os problemas, surda para segundas opiniões e muda para exigir seus direitos.
      Eu também tinha ficado muito contente. Porém, eu espero que voltem na Copa, vai ser muito mais negócio fazer protestos com a mídia internacional aqui, assim o governo não vai poder "descer a porrada" na frente de tantas câmeras.

      Excluir
  4. Eii, essa aqui é a minha primeira visita em seu blog e queria dizer que o adorei, olhando os seus posts você me pareceu ser uma pessoa bem criativa e seu blog é uma graçinha *u* tá de parabéns, até estou te seguindo para acompanhar ele, darei sempre uma passadinha aqui, viu ? é claro, se não for incomodar ^^ beijos e até mais ;**

    http://goo.gl/EL9a7J

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwnt, muito obrigada <3
      Fico realmente muito contente quando recebo esses comentários, me dá vontade de continuar postando, Thanks Julia!
      Magina, nunca incomoda u3u

      Excluir
  5. Eii, essa aqui é a minha primeira visita em seu blog e queria dizer que o adorei, olhando os seus posts você me pareceu ser uma pessoa bem criativa e seu blog é uma graçinha *u* tá de parabéns, até estou te seguindo para acompanhar ele, darei sempre uma passadinha aqui, viu ? é claro, se não for incomodar ^^ beijos e até mais ;**

    http://kawainekos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellou Julia!
      - desculpa a demora pra responder, tipo, um ano? É que foi só recentemente que eu voltei a responder comentários (ou este me passou despercebido na época, sorry).
      Muito obrigada <3

      Excluir

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão