18 de dez de 2013

#27 É uma Cilada


#27 É uma Cilada

 Nessa vida temos que ser espertos. Ir só no sapatinho e, ainda assim, nos ferramos muitas vezes e descobrimos que o que na verdade somos não foi definido por nós mesmos.

 Querem definir o que você pensa, o que você veste e o que você escuta a todo momento. Basta assistir à novela das 20h. Novela? Sim, novela. Que como a Rede Globo ama definir: Retrato das pessoas do Brasil.
 Caso você tenha vivido em um cubículo afastado do mundo durante todo esse tempo, voou lhe definir a novela: Treta, gente da lage, gente riquinha com mentiras e mais treta, sertanejo e propaganda de loja.
 Mas não estou dizendo que tenha algum problema assistir novela e tudo o mais (afinal, teve algumas que eu assisti e eram boas), porém tem ficado tudo tãooooo repetitivo que fica mais evidente o verdadeiro objetivo: Te manipular.
 Não, isso não é teoria da conspiração, é a verdade. Nem estou dizendo que seja a culpa dos atores, afinal aquele é o trabalho deles.
 Mas a TV, em geral, coloca certa roupa para eles vestirem e fazerem sua cabeça na moda, colocam músicas que estão "repercutindo" na trilha sonora, mesmo que não tenha nada a ver, e sempre, SEMPRE, tem dois lados na novela: Gente Pobre que faz churrasco na lage (e que dá, muitas vezes, vergonha alheia assistir mesmo que te faça rir de tão ridículo) e Os Ricos (que agregam status a novela com suas picuinhas geradas por mentiras + dinheiro).
 Conto em uma mão as novelas que eu realmente gostei pelo enredo, que eram originais, sabe? Mas são todas antigas. Tipo, na moral, alguém ainda assisti Malhação? Eu gostava ada 1º Temporada em que se chamava Malhação porque se passava em um colégio e em uma Academia. Agora é sempre a mesma coisa (se você assiste, fera, tu tá precisando de umas recomendações de séries).
 Só que, eu já tô esperta com essas coisas, sempre que ligo a TV, mesmo que para me divertir e me distrair, de vez em quando eu reflito sobre o que está passando na tela e talvez você deva fazer o mesmo.
 Caso contrário, pode se pegar vestindo uma roupa igual a de uma personagem da novela, fazendo escândalo em uma loja enquanto toca: "Piri-pi-pi-piri-piradinha".

12 comentários:

  1. Isso é realmente verdade, hoje em dia só pelo simples fato de ligar a tv já estamos sendo influenciados por propagandas. As novelas então... se tornaram o principal mecanismo para manipular as pessoas mais alienadas.
    Infelizmente a maioria dos brasileiros não tenta refletir sobre o que estão vendo e se deixa levar pelas propagandas e outras bugigangas que lhe são oferecidas.
    E oque mais preocupa é que muitas pessoas não dão a miníma para isso e só pensam em seguir as "tendências"... :| :|
    -PromSpace

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.
      Outro dia, perguntei o porquê que minha amiga usava umas leggings coloridas, se até mesmo ela disse que fica incomodada, e a resposta foi: "por que é tendência". .... hunhum? Tendência? Tendência de novela (sim, tenho uma amiga noveleira, ela que me mantêm ligada, infelizmente, sobre tudo que rola nas novelas -.-').
      O povo é manipulado, e a maioria nem percebe.

      Excluir
  2. TV é formadora de opiniões, e infelizmente, eles não jogam limpo. Seja no que for. Que nem um professor meu disse uma vez "tem gente que passa fome, mas tem uma televisão". Bem verdade. A verdade é que não podemos desligar nosso senso crítico, ou apenas o pensar/refletir.
    É como dizem "estude, pois seu conhecimento é a única coisa que não podem tirar de você", e infelizmente no Brasil, há muita gente sem isso: conhecimento. Tanto que aqui a igreja ainda tem uma voz absurda, num estado que se diz laico... E outras aberrações, tipo o Feliciano. Eu tenho fé que o Brasil vai mudar, mas ainda vai demorar para isso acontecer.
    É impossível fugir de toda essa influência, mas, dá pra ter uma certa originalidade ainda! hahaha Adorei o post. Beeeeeeeijo moça. Boa semana! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu professor, com essa frase, me lembra do meu professor de filosofia e de geografia. Sabe, eu converso muito com esses dois e sobre diversas coisas, e eles me falaram coisas parecidas quando o assunto foi: Televisão.
      Sim, ainda irei fazer um post polêmico sobre esse "Estado Laico", pois isso me enfurece pacas, assim como o Feliciano.
      Muito obrigadis, Ana, sua linda <3

      Excluir
  3. Hahahaha, o post está muito legal! kkk
    Hoje em dia a televisão influencia praticamente tudo na vida real, é trágico. xd

    Bjs
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Hay <3
      Infelizmente, sim, porém pelo menos ela rende bons vídeos de drama por Censor3d.

      Excluir
  4. Falou e disse! Sabe, apesar de que eu esteja no tal do cubículo afastado, sei mais ou menos do que se tratam às novelas da Globo... Porque, assim como você disse, é sempre a mesma coisa! Lembro de ter gostado de assistir Ti-Ti-Ti e Caminho das Índias, além de algumas novelas de época, porque em geral essas eram um pouco mais criativas. Malhação? Rá, só gostei na época do Cabeção.

    O que me dá mais raiva nisso tudo, não é nem a manipulação. Sim, esta é horrível, mas pessoas com uma boa informação e um pouco de bom-senso não se deixam levar pelo papinho furado de uma emissora ambiciosa. O que mais me irrita, é essa generalização de "retrato do Brasil". Quantas vezes a gente liga a tv e ouve dizer: "todo brasileiro gosta de funk, pagode, samba e axé"? Tipo... COMO ASSIM???

    Asuhasuhas' enfim, muito bom o post. Estou amando ver os post daqui, inclusive!

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A época do Cabeção, isso sim era Malhação. Agora tá tudo em uma repetição torturante.
      Isso também me deixa com um pé atrás. Ai tu vai viajar pro exterior, é só falar que é brasileiro que lá vem um: "Samba, né? Favela? Favela!"
      ... ai, ai... esteriótipos..
      Muito obrigada, Lari, sinto-me honrada <3

      Excluir
  5. Totalmente verdade. Apesar de eu não assistir muita televisão, sei bastante sobre as novelas da Globo. Parecem todas as mesmas, não é? É claro, houve algumas boas, com história e humor de verdade e não essas farsas de hoje em dia. A minha favorita, pelo menos até hoje, é Caminho das Índias.
    Um abraço,
    Gabbi Levesque

    inverno-desconexo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julgue-me a vontade, mas sinto saudades de novelas que, pelo menos, tentaram inovar e divertir, como Beijo do Vampiro. Que nem ao mesmo usou do artifício de esteriótipos u-u
      Sim... agora nem vale a pena ligar a TV

      Excluir
  6. kk gostei disse 'pode se pegar vestindo uma roupa igual a de uma personagem da novela, fazendo escândalo em uma loja enquanto toca: "Piri-pi-pi-piri-piradinha".' já vi muita gente fazer isso.
    Eu assisto muita novela, mas como você disse elas seguem a mesma linha de enredo, o que as fazem ser previsíveis e chatas e muitas nem se dão ao trabalho de fazer enredos e diálogos bons só se importam em fazer os personagens falar de determinado produto e tals.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, é tendência -,-'
      Tipo quando a secretária de fulana aparece com bolsas da C&A só pra falar que comprou, sei lá, um shorts novo em uma promoção.
      E eu fico: Dafuq? Que isso tem a ver, minha filha?
      Novela anda que nem minha vida: monótona.

      Excluir

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão