3 de nov de 2013

First Steps - Começo de um Blog


 Sim, caros leitores, eu me peguei observando algumas postagens que fiz em 2009 - a primeira vez que tive contato com um blog - e agradeço do fundo do meu coração por ter evoluído tanto em 4 anos e tudo graças a vocês. Yeap, aqueles que estão comigo a um tempão, sobreviveram a minha mudança de layout, de pensamento e construção das postagens e, principalmente, fizeram críticas duras no começo - esses foram essenciais.
 E, então, decidi fazer uma postagem sobre meus pensamentos de ajuda/positivos para os bloggers iniciantes.

1. Conteúdo e Título
 A primeira coisa a se penar é: "Sobre o que irei postar?".
 Ultimamente, tenho vistos muitos blogs pessoais como o meu, onde o autor posta sobre o que quiser/o que der na telha, sem um determinado tipo de conteúdo fixo. Nesse caso, acho que lista de títulos se torna mais extenso, do que, por exemplo, o meu antigo blog que era direcionado para animes, logo, o título não poderia ser: "Bicho da Goiaba", até porque nem ia fazer muito sentido, maasss, títulos criativos como esse atraem leitores. Então, você pode arriscar. Tente. O céu é o limite.

2. Layout
 O Layout é uma das preocupações que afligem os bloggers, principalmente os novatos com pouco ou nenhum conhecimento de HTML. Yeap, já passei por isso, é o tipo de situação onde até o layout mais básico demora semanas para ser construído. Neste caso, você tem 3 opções:
 1º Pegar firme e estar decidido a aprender a mexer em HTML, você pode começar pegando tutoriais prontos em outros blogs e tentando entender os códigos.
 2º Colocar um Layout Free disponível em outros blogs.
 3º Pedir/Encomendar um lay para seu blog para sites especializados (pagos) ou para alguns blogueiros muitos bons que aceitam pedidos por ai.
 Hoje em dia, o layout é crucial para atrair mais leitores e, até mesmo, continuar com os que tem. É a primeira impressão de seu blog. Lá pra 2009 não era tão importante assim, mas de um tempos para cá a blogosfera se modificou e se aperfeiçoou nesse quesito.

3. Postagens
 Agora vamos ao ponto principal.
 Além de uma boa proposta de conteúdo, um título legal e um layout, pelo menos, apresentável, é aqui que está o foco e o sentido de se ter um blog, porque mesmo que você possua todos os outros itens citados, eles ajudam, mas não justificam uma postagem ruim.
 Quando você tá inspirado e quer escrever, pode sair todo tipo de coisa, por isso é recomendável que você leia antes de postar. Procure e corrija erros de português grosseiros, veja se seu texto está coeso e apresentável (sim, a aparência do texto também conta. Algo super colorido, ou totalmente em negrito, ou com fontes e tamanhos que ficam mudando ao longo do texto sem nenhuma ordem é um verdadeiro incomodo aos olhos).
 E as imagens, de preferência, devem ter um tamanho adequado (que não ultrapasse a postagem e nem fique mínima que não se possa enxergar), em uma boa resolução e, no mínimo, que tenha o máximo de relação à postagem.

4. Gadgets
 Cara, todo mundo tem calendário e relógio, até no computador. Certos gadgets são dispensáveis, ao calendário nem tanto, porque alguns blogs colocam calendários marcados com os dias  das postagens, mas peixinhos, rádio que toca automaticamente e essas coisinhas que só ocupam espaço podem se tornar um peso só para carregar seu blog.
 Fica a dica: Evite-os. Use somente gadgets que você julga necessários e sempre que possa desafogue a quantidade de gadgets.

5. Constância, Conteúdo e Seguidores
 Outro grande desafio é fazer boas postagens, bem escritas e que consigam manter a atenção e curiosidade do leitor até o final. Quanto a isso, vem outro ponto relevante: Quando você posta. Sim, blogs parados por semanas ficam esquecidos, para mim, é realmente difícil fazer postagens com conteúdo e ter que postá-las todos os dias, por isso, graças a minha falta de tempo somente  posto mesmo aos finais de semana, com pequenas exceções durante a semana e as férias.
 Conteúdo é o mais importante, porque quanto melhor for a postagem mais seguidores você irá atrair, e jamais somente se importe com a quantidade. A qualidade dos seguidores também é importante. Ai tu me pergunta: "como assim?". Fácil, seguidores que você consegue só para acumular geralmente são fantasmas, legal mesmo é aquele que comenta e, mais que isso, lê a postagem. Esses são seguidores de ouro e aqueles que mantem o blog andando.
 Você deve ter notado, esse três pontos caminham juntos. Pra resumir: Faça boas postagens e não um monte de posts vazios, poste com certa frequência, e não se incomode, no começo você terá pouquíssimos seguidores durante semanas ou meses, use esse tempo para ir aprimorando os seus posts que os seguidores de ouro surgirão.

 Ter um blog, ao contrário do que muitos pregam, não é ter uma responsabilidade absoluta e totalmente aos outros é ter um hobbie, esse deve ser o principal objetivo de muitos, se divertir. Essas dicas foram para aqueles que começaram a pouco tempo ou querem começar, mas não sabem por onde ou estão meio desanimados com a quantidade de seguidores atuais. Não desista enquanto você ainda queira postar!


Bem, eu realmente aprendi algumas coisas e uma delas é que a felicidade não tem nada a ver com a aprovação das outras pessoas. O que é realmente importante é estar feliz com você mesmo, encontrar alguém que é importante para você e seguir adiante sem ligar para que os outros falam.
— Kurt Cobain.

8 comentários:

  1. Amei as dicas, por mais que eu não seja tão iniciante sempre procuro ler posts com dicas para melhorar
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lola.
      Eu também faço isso! XD

      Excluir
  2. Pode até mesmo ajudar algumas blogueiras que já estão a um tempo com seus blogs mas querem melhorar!
    Adorei as dicas, também vai me ajudar!
    Beijoos'
    http://pequena-chocolover.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Gabi, fico contente por ter ajudado XD

      Excluir
  3. 4 anos? eishh encontrei o segundo blog mais velho que conheço XD O Pankax vai fazer agora 7 anos >u< de resto todos os outros blogs não chegam a 2 anos de existencia -.-''

    Optimas dicas J!!! O . <)b
    Eu concordo com todas elas, realmente quando comecei não seguia todas elas, mas com o tempo o Pankax chegou a ser o que é hoje ^^- e isso me deixa muito feliz! :3

    ''Ter um blog, ao contrário do que muitos pregam, não é ter uma responsabilidade absoluta e totalmente aos outros é ter um hobbie'' » CONCORDO PLENAMENTE COM A J!!!!!
    Infelizmente cada vez mais pessoas acham que isto é uma responsabilidade e vivem cada vez mais para e só para o blog, havendo muitos que acabam por criticar muitos outros blogs porque não são ''perfeitos'' a seus olhos, isso me irrita.

    Kissu ~♥ || Pankax&Pankadax

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, mas excluí todos os posts de 2009 e 2010, estavam nos rascunhos e fui excluindo cada coisa que vish Maria XD
      P&P com 7 anos! OMG, me sinto um little baby kkkkkk

      Também não seguia nenhuma delas e até 2010/2011 nem layout eu tinha, mas ai eu parei e comecei a ficar séria com o blog, porque percebi que adorava escrever nele XD
      Exatamente! Além das críticas, muitos acabam se desativando de seus blogs porque "perdem a vontade de postar" quando, na verdade, eles passaram a ver o blog como uma responsabilidade e, como todos sabem, responsabilidades em geral, depois de um tempo, se tornam chatas e cansativas.
      Por isso não se tem mais tanta diversão no blog, porque estamos criando "blogueiros trabalhadores" e não "blogueiros entretidos".

      Excluir
    2. eheheh é normal, xD eu não excluo mas quando olho para os primeiros posts do Pankax ... ^^'' xD
      eheheh =3 Por isso estou habituada a ser a mais velha por aqui XD

      ahahah eu ao inicio também não tinha layout e depois comecei a improvisar um pseudo-layout e actualmente o Pankax é tal como o conhecemos XD
      Porque lá está eu gosto do meu Pankinhax *----* mas sempre tive presente que o Pankax não é uma obrigação e sempre disse isso nos meus posts!
      É bem verdade, quando mais responsabilidade, mais cansativo se torna e é isso que hoje muitos não entendem. Vejo muitos blogs que dizem ''Desculpem, falhei um dia para fazer um post, não tenho perdão'' a meu ver o blog serve para postar sempre que queremos, não todos os dias.
      Concordo Plenamnete! Temos de voltar a ter os blogueiros entretidos!

      Excluir
    3. Eu excluí porque estavam muito mal escritas e curtas, não vi onde tirar proveito, pelo menos me diverti na época!
      Acho que é por isso que o blog está desvalorizado e, em muitos casos, abandonado D:

      Excluir

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão