15 de set de 2013

A Audácia de Enxergar à Frente


 Antes de tudo, galera, o layout está pronto e vocês podem visualizar atrás deste link.
 Você pode votar se devo ou não usá-lo, yeap, ainda estou em dúvida.
 Esse texto foi apresentado pela minha professora de português, enquanto ela lia redações que pontuaram mais no ENEM e eu, simplesmente, o achei genial.
 Embora não saiba quem escreveu, concordo com suas palavras e o texto foi surpreendente - segundo este tema.
 Vale a pena ler.

Tema: Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.

A Audácia de Enxergar à Frente

 A capacidade de estar à frente de seu tempo quase nunca confere ao seu possuído alguma vantagem. A dureza das sociedades humanas em aceitar certas noções desmente, não raro, o ditado popular que diz: “Em terra de cego quem tem um olho é rei”.
 Exemplos, a história é pródiga em nos apresentar. Sócrates foi obrigado, pela sociedade ateniense, a tomar cicuta, em razão de suas ideias. Giordano Bruno, que concebeu a Terra como um simples planeta, tal como sabemos hoje, foi chamado de herege e queimado. Darwin debateu se contra a incompreensão e condenação de suas ideias, mais tarde aceitas.
 Ainda hoje, temos exemplos de procedimentos similares. Oscar Arias, presidente da Costa Rica e prêmio Nobel da Paz, ainda há pouco tempo se debatia contra a sociedade de seu país, que teimava em colocar obstáculos à sua atuação. Em tempo: o mérito de Oscar Arias nem era o de estar à frente de seu tempo, mas simplesmente o de analisar os problemas do presente.
 Esse mal não será curado tão cedo. Isso porque as pessoas que conseguem enxergar à frente apresentam ao homem o que ele odeia desde tempos imemoriais: a necessidade de rever as próprias convicções. Enquanto esse ódio – ou será medo – não for superado, a humanidade continuará mandando outros “Giordano Bruno” para a fogueira da incompreensão e do isolamento. E, ignorando as pessoas de visão, continuará cega para o futuro e para si mesma.

2 comentários:

  1. Que perfeito, queria fazer uma assim no Enem desse ano, adoro quando alguém consegue expor todos aqueles pintos que você queria ter exposto
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostarei de fazer uma assim, mas creio que isso está fora da minha capacidade atual .-. ou do meu próprio ser rsrsrs
      Eu gosto, mais ainda, quando alguém que eu nem ao menos sei o nome consegue colocar em palavras coisas que eu penso e acredito que sejam assim, sabe? É como se entrassem em minha mente bagunçada, achassem esse determinado assunto e escrevam, coloquem em palavras, aquilo que nem mesmo eu consigo.
      Coisa de louco, né? XD

      Excluir

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão