23 de jul de 2013

O Porquê dos por quês


 Existem quatro jeitos de se escrever: por que, porque, por quê e porquê, porém, existem condições, regras, no português para utilizá-los e não são tão difíceis, só é necessário atenção (por ler muitos livros, eu já consigo identificar mais sou menos o momento correto de utilizar cada um).


Porque: Respostas ou explicações (quando for conjunção explicativa é obrigatório o uso da vírgula antes dele)
ex: 
Porque eu estava doente.
Você não pode fazer isso, porque é contra a lei!

Por quê: Ficará sempre no final das orações/frases.
ex:
Você roubou meu doce, por quê?
Você faltou, por quê?

Porquê: Quando vier determinado por um artigo ou pronome (derivação imprópria da palavra. Nesse caso, o "porquê" irá equivaler a um substantivo sofrendo, assim, substantificação).
ex:
Esse, meu caro, é o porquê da questão.
Eu não sei o porquê dessa atitude (o motivo, a razão)

Por que: Usado para perguntas diretas (com o uso do ponto de interrogação ?), perguntas indiretas (uso do ponto final em frases que "parecem uma pergunta" .) e quando podemos trocá-lo por: pelo qual/ pelos quais e pela qual/ pelas quais.
ex:
Por que você foi embora? (pergunta direta)
Não sei por que você faltou (pergunta indireta)
Não conheço o caminho por que passei (pode substituí-lo por "pelo qual")

11 comentários:

  1. Nossa isso sempre confunde kkkk' ^^ ^^
    Anciosas pelos próximos posts na Zona de Spoiler :D :D
    -PromSpace

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me confundia antes xD
      Yeay \o/ Que bom, só que vai demorar um pouco - acho que vou escrever esse final de semana.

      Excluir
  2. adorei, fico na maior dúvida, mas como você, sempre lembro dos livros que li ai uso o Porque no começo, Por que no meio e Por quê no final, só quando estou com muita dúvida ai recorra a uma colega que é viciada em português ou a minha irmã que faz letras
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até algumas palavras que eu só me acostumei a escreve-las de maneira correta porque eu lembrava de um livro ou coisa assim.
      Mas é normal surgir algumas dúvidas - as vezes também fico quando estou escrevendo uma redação.

      Excluir
  3. E eu usava apenas 2: por que, porque ! oiaiosois !
    Agora não fico mais confusa na hora de usa-los hehe'
    ah sim , amei o seu blog , Acessei ele por com incidência na verdade , e o que mais me chamou a atenção foi o layout , pelo simples fato de que quando entramos em um blog ele é cheio de coisinhas que dificulta na hora que "bisbilhotá-lo" (não achei a palavra adequada !) Enfim amei seu blog e já virei seguidora xD

    kiss aninhashoujo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxxe , eu já seguia esse blog a algum tempo , só agora que me dei conta , Só que antes era louco por animes , e eu estava pesquisando sobre isso na verdade oaoia ! O.o "confusa"

      Excluir
    2. Vish, é que eu mudei a Url e o Nome xD - tava cansada de Loucos Por Anime quando queria falar sobre outras coisas.
      Que bom que gostou Ana, fico feliz por ter tirado, pelo menos, uma de suas dúvidas.
      Yeay, fiz o meu layout o mais simples possível e todo preto, yeay, agora ele está igual a minha personalidade XD

      Excluir
  4. Tem um selinho pra você lá no blog

    http://blog-da-malu-ka.blogspot.com.br/2013/07/1-selinho-meta-alcancada.html#more

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi isso na escola, muito confuso, pra mim é tudo porquê e faça como eu, se não souber qual porque usar, coloque os outros entre parênteses! OBS:
    Eu chorei porque(por que;por quê;porquê)o ... do livro "A Menina que Roubava Livros" morreu.
    kkkk que jeito ótimo de se ganhar zero em uma redação...i love reticências...kkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LOL, não dá pra fazer isso nas minhas provas do colégio não xD
      É falta de costume, depois de ficar escrevendo você começa a pegar as "manhas".

      Excluir

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão