23 de mai de 2013

#5 Literatura Nacional + Recomendando um bom Livro


#5 Literatura Nacional 

 Eu estava sem ideias sobre o que iria escrever na minha próxima coluna - ou seja, esta que você está lendo agora - quando como que por um milagre eu, durante uma conversa com algumas amigas, tive a ideia de escrever sobre algo que eu gosto muito: Livros.
 Tudo bem até aí, quando parei para pensar sobre o que seria mais especificamente  daí uma delas me falou sobre os escritores nacionais e tudo o mais e eu amei essa ideia.
 A maioria das pessoas leu muitos poucos livros de autoria nacional (geralmente, são aqueles livros que o professor de literatura passa para a gente ler, tipo Machado de Assis, e que apesar de ser muito bom a maioria vai ler de má vontade), porque estamos lendo os livros famosos do exterior e esquecemos que temos ÓTIMOS escritores aqui também - percebi isso com a TAG de incentivo à leitura, e até mesmo EU recomendei um livro estadunidense.
 Aposto que a maioria já leu, pelo menos, um grande autor de literatura infantil como Monteiro Lobato ou Ruth Rocha, mas, apesar de serem muitos bons e presentes na infância de muitos, não existem somente esses dois!
 Entre os autores que li estão Graciliano Ramos, Lydia Fagundes Telles, Rosa amanda Strausz, André Vianco, Roxane Norris, Guilia Moon, Mônica e Monique Sperandio e muitos outros que passaram ao longo de minha vida de leitora compulsiva.

Vamos valorizar a literatura no Brasil!


 Ler livros é bom de mais. Te enriquece culturalmente, melhora sua escrita (ortografia e gramática), ajuda a compreender melhor textos, faz você aprender algo, além de ser super legal viajar de uma casa tranquila em uma fazenda, por exemplo, para uma cena de crime em uma grande cidade.
 Temos que começar a valorizar nossos escritores que fazem parte de nossa cultura.
 E eu já começo aqui, recomendado:


 O livro de André Vianco, que é o meu favorito deste autor.

Uma caravela portuguesa naufragada há cinco séculos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, sete cadáveres aprisionados em uma caixa de prata, acusados, na época, de bruxaria. Universitários irão estudar os cadáveres, que estão em perfeito estado de conservação... Será que estão mesmo mortos?

2 comentários:

  1. Adorei a dica, tem muitos autores novos aqui do Brasil que são muito bons, mais acabamo fuscado já que a grande maioria dos leitores preferem livros estrangeiros, sempre troco um estrangeiro por nacional.
    vou procurar esse livro
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e acabamos por não incentivar novos escritores que tem tanto talento quanto criatividade de um escritor estrangeiro.
      Procure, é muito bom!

      Excluir

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão