8 de mar de 2013

Moda lolita


 Você conhece a moda Lolita?

 Sempre vemos uma em um evento de anime e/ou cultura japonesa e, pessoalmente, as acho magníficas em seus vestidos.
 Porém, nesse universo existem muitas categorias de estilos diferentes, mas todas ainda são LOLITAS.

Clique nas imagens para vê-las maiores.
Informações dos sites:



 Esse estilo especifico de moda somente surgiu no Japão no fim da década de 70 e começo da de 80, aqui no Brasil também se pode dizer "Rorrita".
 A inspiração são coisas Kawaiis, o estilo clássico e vitoriano ou até mesmo pode-se usar o período de sua própria infância.
 O objetivo é parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta e/ou vulgar.


 Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas, renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados de uma franja reta e tecidos de pouco brilho são comuns a todos os estilos.
 Tecidos brilhantes como cetim são sempre evitados, pois podem dar uma aparência barata ou vulgar a uma peça Lolita.

 Não existe de fato uma "cultura" Lolita, pois isso é somente um estilo (ou seja, a roupa) e não tem um tipo de personalidade 'Lolita'.
 Há quem diga que o mundo Loli em que seus usuários são fãs de visual kei ou de j-rock, mas isso não é 100% verdade.
 Muitas lolitas não tem interesse em bandas visuais ou em rock.
 Porém, algumas bandas japonesas como Malice Mizer, Moi dix Mois, Antic Cafe/ An Cafe, Psycho le Cému e Vidoll tem membros influentes nessa comunidade e muitas vezes apareceram em editoriais da revista Gotic & Lolita Bible e Kera.

 Entre os hobbies em que identificamos muitas delas estão os karaokês (muitas vezes elas frequentam), promovem piqueniques e encontros regulares para tomar chá, ou apenas ir à cafeterias e confeitarias.



Existem MUITAS ramificações sobre este estilo, mas uma lolita não precisa ser fiel a um único estilo, somente se ela desejar, entre os mais comuns estão:

*Sweet Lolita:
  Do inglês "doce", podemos logo presumir que este seja o estiolo "fofo", que usa cores em tom de rosa, pastel, marrom ou preto. Com motivos kawaiis, procura inspiração na infância com estampas de doces e animais também.
Este é um exemplo de um que pode ser considerado "sweet" pelos babados e cor-de-rosa e creme violeta

*Classical Lolita:
  O estilo clássico que remete às modas vitorianos e rococó originais. Cores com tons envelhecidos, com marrom e rosa-velho sendo comuns e os motivos mais populares são as estampas floridas.

Nesse estilo as vezes as saias podem ser maiores do que nos outros, e podemos notar pelas cores utilizadas (sendo escuras e envelhecidas)
 *Gothic Lolita:
  A mistura de "gótico" com a moda lolita. As cores são escuras e elegantes onde, obviamente, o preto predomina. Cores vibrantes podem contratar e dar um ar vulgar com o preto, por isso cores pálidas e sóbrias são recomendadas. Apesar da inspiração gótica a maquiagem deve ser leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons escuros.

  

Quase se pode confundir com o estilo clássico, mas logo notamos a marca gótica que tende ao vitoriano onde requinte se torna palavra chave e as cores escuras prevalecem (também podemos encontrar vestidos preto e branco como no segundo caso)

 Outros estilos menos comuns, mas que também são usados no dia-a-dia:

*Country Lolita:
  Um estilo mais "fresco" e modesto, usado geralmente em épocas quentes como o verão. Traz chapéu e bolsas de palha com rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou um xadrez delicado como gingham.

 
Dois exemplos desse estilo um usando estampas e colorido com um chapéu simples, e outro mais neutro em xadrez preto e branco com alguns acessórios.



*Casual Lolita:
  É uma forma de usar o estilo com roupas diárias e comuns. Por exemplo; saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados e uma camiseta baby look com estampa fofa. Nunca tênis, sapatos (mas não sapatilhas). Sapatos boneca simples e com saltos baixos caem melhor.

 
No primeiro exemplo está um com camiseta, meia-calça fofa e um laço muito kawaii, muito básico, você pode até colocar um colete fofo por cima como no segundo caso (se o dia estiver um pouco frio, com aquele vento gelado por exemplo).

*Hime Lolita:
  Remete a imagem de princesas europeias. Apesar de parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, se diferencia pelos modelos de vestidos, acessórios (coroas, tiaras e pérolas) e até pelo penteado.

 
Vemos um estilo bem europeu pelos laços, detalhes na cintura (como se a afinasse) e babados, mas nesta categoria logo observamos, como na primeira imagem, uso de acessórios como a coroa e pérolas, segunda imagem. Ou seja, podemos identificar as categorias pelos acessórios também.

*Shiro Lolita:
  Considerado uma sub-divisão do Sweet Lolita, uma roupa Shiro Lolita é composta apenas de branco, já que shiro significa branco.

 
Por ser uma peça somente composta pelo branco acho que seria legal usar acessórios como guarda-chuvas babados ou luvas rendadas - mas é lógico, tudo BRANCO!


*Kuro Lolita:
  Também considerada uma sub-divisão do Sweet Lolita, é o oposto do Shiro Lolita, logo uma lolita vestida somente de preto (até porque Kuro significa Preto em Japonês).

  
Mesma dica, invista em acessórios (obvimente PRETOS) e dê um UP na sua roupa. Muitas pessoas dizem essa deveria ser uma divisão da Gothic Lolita, por ser preto e tudo o mais, mas eu acho que não, bem, poderia ser tanto do Sweet quanto do Gothic, mas a diferença desta e da divisão Shiro Lolita é mais pelas cores mesmo, que segue a regra: SOMENTE UMA ÚNICA COR, sem mas. Algumas lolitas usam essa categorias com botas de salto médio e meia-calça pretas, que eu acho que fica um arraso também.

*Punk Lolita:
  A mistura da moda punk com a lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez e listras. Os acessórios mais comuns incluem caveiras e talvez spikes.

 
Logo notamos a preferência das cores vermelho e vinho para os detalhes. Você pode usar uma presilha de laço xadrez que também fica muito legal, além de que vi algumas também usando colete e gravatas, o que era super show; acho que esta é uma, se não a, categoria muito marcante.


 Os seguintes estilos são usados geralmente em photoshoots ou em encontros/eventos, o que não impede de serem usados no dia-a-dia, mas não é comum.

*Guro Lolita: 
  (termo japonês que corresponde à grotesque lolita) é uma lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada para a lolita "comum".

Uso de vestidos brancos com rastros de sangue é comum, assim como o de tapa-olhos (já vi um em formato de flor com sangue- falso, muito legal), mas isso não significa que deve usar somente branco como no Shiro Lolita, pode usar detalhes coloridos e tudo o mais, porém é preferível o uso de branco para aparecer o rastro vermelho mesmo.

*Ero Lolita:
  É a abreviação de erótico, um termo controverso na moda Lolita. Apesar do nome, um outfit Ero Lolita não é composto de lingerie ou saias curtíssimas, já que as regras Lolitas estão acima de qualquer inspiração. Corsets podem ser usados, mas sempre com blusa por baixo, e também os decotes são um pouco maiores, ainda assim não chegam a linha do busto. A saia pode ser quatro ou cinco dedos acima dos joelhos, mas é bom balancear o tanto de pele exposta para não parecer vulgar. E vemos bastante o uso de plumas no cabelo e alguns saltos.

Com uma maquiagem um pouco mais pesada, saltos e plumas marcam esta categoria.

*Wa Lolita e Qi Lolita:
  O primeiro é baseada na combinação de acessórios japoneses e a roupa tradicional com a moda Lolita, onde as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembram os kimonos e contrastam com a saia volumosa. Já a Qi Lolita tem praticamente o mesmo conceito de Wa Lolita, com a diferença de que os acessórios e vestidos são inspirados na vestimenta tradicional chinesa. Ambos costumam ser usados em eventos.

Wa Lolita:

  
Pode-se usar os guarda-chuvas japoneses (retos) como acessórios assim como leques. O último vestido é inspirado nas sacerdotisas e eu achei muito bacana e original. Os primeiros um é de corte reto curto e o outro com um "mullet", pode-se assim dizer.

Qi Lolita:
 

Pode-se usar  os leques e aquela presilha comum chinesa (como na primeira imagem) para dar um 'efeito' legal em todo o look. No primeiro modelo vemos  o estilo reto e o segundo de lado para fechar a roupa  - de lado é o mais comum para identificar as Qi Lolitas.

*Deco Lolita:
  Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extremas moderação ou evitadas.

 

Aqui o foco principal são os acessórios. O vestido é babado e com laços grandes, e capriche bem nas peças decorativas. Perucas coloridas (metade rosa e azul por exemplo) com chapéus estilo de bebê e laços aparecem frequentemente, e ando percebendo que as unhas também estão ficando com desenhos e coisas kawaii como na terceira foto.

 Pela existência de muitas categorias e sub-categorias, algumas pessoas pessoas podem achar que exista alguma "rixa" entre elas, mas isso não acontece. Sempre que uma Lolita fiel a uma destas ramificações encontra com outra de uma diferente sabe o que acontece? Somente uma pose para foto pro facebook, sério, e eu acho isso muito legal.
 Vendo tudo isso dá até vontade de virar lolita.
 Mas, para você que está aí do outro lado e também está interessada, prepare-se para a facada, pois essas garotas chegam a gastar absurdos pelos acessórios e os vestidos (que também são caros- pelo menos todos que eu curti).
Porém se mesmo assim você se interessou por uma dessas e está decidida a ir no próximo evento vestida assim e ainda gastar... Escolha um e saia desfilando! Tem a minha benção, porque eu tô louquinha para comprar meu vestido lolita!

  

 

4 comentários:

  1. muito legal, eu li muita coisa sobre moda lolita por ai e a maioria copiou da wikipedia, o que deixou bem entediante os posts, mas o seu conseguiu prender minha atenção :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiiiiiiiii, que lindo Anony *-*
      Obrigada

      Excluir
  2. olá!! Adorei o post, ficou mt bom! Explica resumidamente as categorias principais da lolita, e os vestidos que você pegou como exemplo são lindos!!
    Tenho uma pergunta: Você saberia me dizer de qual griff é o primeiro vestido punk lolita? Ou então me passa o site onde vc pegou esse vestido? Achei ele maravilhoso!
    Kissus \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WAAAA, Anon, seu lindu \o/
      Yeap, obrigada, sinto-me feliz que tenha gostado, porque deu MUITO trabalho ficar pesquisando sobre esse estilo, mas foi divertido XD

      Bem, eu peguei as imagens no Tumblr e perguntei para minha amiga - que foi nos últimos 2 anos em eventos de anime vestida de lolita- se ela perguntava para as meninas se conheciam alguma loja com esse estilo parecido, já que o único site que eu conhecia, o Victorias Dolls, fechou(http://victoriasdolls.multiply.com/), e ela me disse que esses sites:

      ❤ https://www.facebook.com/lecarrouselstore
      ❤ http://visual-kei.org/cafe/
      ❤ http://www.lightinthebox.com/pt/c/moda-lolita_2299

      Podem ter esses vestidos no estilo em que você esteja interessada.

      Excluir

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão