4 de dez de 2012

Date Masamune


 Gente, agora que eu voltei a jogar Basara estou no clima do Período Edo, então resolvi postar sobre alguns Heróis para conhecermos um pouco sobre a história daqueles que fizeram parte de um período importante para o Japão.
 Vou começar por um dos meus favoritos: Masamune Date (em sentido oriental: Date Masamune)




Nome:  Date Masamune
Nascido em: 5 de setembro de 1567
Faleceu em: 27 de junho de 1636
Período: samurai do Período Azuchi-Momoyama até o começo do Período Edo



O Dragão que era um Demônio:

 Após tomar a liderança de seu clã, suas relações amigáveis começaram a virar poeira, pois Masamune começou a atacar e conquistar todas as terras ao redor até mesmo de seus parentes em Mutsu e Dewa.
 Até mesmo Date Terumune (seu pai) se disse incapaz de controlar o filho.
 Uma família vizinha, Hatakeyama, incrédula por seu impiedade, sequestrou o pai de Masamune, que estava fora e fora avisado do sequestro. Quando ele e seus homens encontraram os sequestrador, eles estavam cruzando um rio. Terumune mandou os seus homens matarem todos os inimigos, mesmo que isso o levasse à morte,e assim foi. Os inimigos morreram, mas custou-lhe a vida.
 Masamune continuou a guerra, torturou e eliminou todas as famílias dos sequestradores de seu pai.


Teve dois filhos, mas era mãe de um

 A mãe de Masamune, Yoshihime, insistia para ele renunciar para que seu irmão mais novo - segundo filho - Kojiro, assumisse. Alguns historiadores afirmam que ela tentou envenena-lo em uma noite e, para evitar que seu irmão alcançasse o poder, Masamune o matou.
 Após isso sua mãe fugiu para a casa do irmão (clã Mogami), mas seu relacionamento foi restaurado mais tarde durante a campanha na Coreia em 1593, quando Masamune lhe enviou uma carta agradecendo à ajuda financeira de sua mãe.


 Por que o chamavam de Dokuganryū?

 Essa foi a sua marca por ter perdido um olho, era chamado assim porque o significado dessa palavra é: Dragão de um Olho".
 Quando criança perdeu a visão do olho direito devido a varíola, mas não se sabe ao certo como ele perdeu todo o órgão.
 Alguns dizem que ele mesmo o arrancou após um superior de seu clã declarar que um inimigo poderia se apoderar dele em combate, outro dizem que Katakura Kojurō (um servo de confiança) o pegou.
 Por causa disso, sua mãe passou a preferir seu irmão caçula para ser o líder do clã, ao julgar Masamune incapaz.


Suas Relações

Depois de derrotar os Ashina em 1589, ele tornou o domínio de Aizu sua base de operações. Em 1590, Toyotomi Hideyoshi tomou o castelo de Odawara e convidou os daimyos da região de Tōhoku a participarem da campanha, Masamune primeiramente recusou, mas não teve escolha, pois Hideyoshi era líder virtual do Japão, mas Masamune é o Masamune, então ele demorou e enfureceu Hideyoshi que ia executa-lo, mas poupou sua vida ao dizer que ele poderia ter algum uso.
 Ele serviu Hideyoshi - recebeu até um castelo, o de Iwatesawa e as terras ao redor, e renomeou como Ieadeyama, transformou em um centro politico e econômico - até sua morte, depois passou a apoiar Tokugawa Ieyasu.
 Ieyasu também o premiou com o domínio de Sendai - tornando Masamune um dos mais poderosos daimyo do Japão- que Date o transformou em um cidade grande e próspera.


Estátua em sua homenagem:



Curiosidades:
  • Sendo um dos mais poderosos do norte do Japão era visto com suspeita por todos (particularmente suspeito de missionários estrangeiros, visto como uma ameaça ao seu poder, por isso ordenou a execução do Padre Sotelo depois de sua jornada pelo mundo).
  • Apesar de visto com suspeita, Date Masamune na maioria do tempo serviu aos Tokugawa e Toyotomi lealmente.
  •  Masamune visitou Ieyasu em seu leito de morte e leu um pedaço do poema Zen.
  • Visto como destaque, particularmente  por causa de seu capacete em forma de lua crescente e isso lhe deu uma reputação temível.
  • Ele era respeitado por sua ética.
  • Mesmo sendo um patrono das artes e simpatizante com causas estrangeira, era agressivo e ambicioso. Suas derrotas após assumir o controle do clã se deram devido a sua imprudência.
  •  A tropa de Masamune era reconhecida por sua armadura preta e elmo dourado.
  • No jogo Basara ela fala em inglês por sua simpatia com os estrangeiros e por fazer relações com os mesmos (ordenou a primeira viagem Japonesa pelo mundo)


 Origem do Clã Date

 Foi fundado no Período Kamakura por Isa Tomomune, que originalmente veio do distrito de Isa da província de Hitachi (atual prefeitura Ibaraki). A família tomou seu nome do distrito de Date (atual prefeitura de Fukushima) da província de Mutsu - que foi dada a Isa por Minamoto no Yoritomo, por sua ajuda nas Guerras Genpei (1180- 85) e na luta de Minamoto no Yoritomo pelo poder contra seu irmão, Minamoto no Yoshitsune.


Símbolo do Clã:



Família - Principais Relações:
Pai: 
  • Date Terumune
Mãe:
  • Yoshihime (filha de Mogami Yoshimori)
Esposa:
  • Megohime (filha de Tamura Kiyoaki)
Filhos:
  • Date Hidemune (1591-1658)
  • Date Tadamune (1599-1658)
  • Date Munekatsu (1621-1679)
  • Date Munekiyo (1600-1634)
  • Date Munetsuna (1603-1618)
  • Date Munetaka (1607-1626)
  • Date Munesane (1613-1665)
  • Irohahime (1594-1661)
Primos:
  • Date Shigezane (1568-1646)
Cosplay: Sengoku Basara:


Isso ai gente, espero que tenham curtido a história desse grande samurai e estrategista, que foi
 Date Masamune

Fontes da Pesquisa: Wikipédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão