5 de nov de 2012

Receita Dorayaki e a história


Eu estava procurando uma receita de Dorayaki para fazer aqui em casa, achei uma receita bem facinha de Dorayaki de Creme no site:  sashimisecret.com
   Vou deixar aqui pra vocês:



Receita:

Para a MASSA, você vai precisar de:


6 ovos (você vai usar 3 gemas para o recheio, 3 gemas para a massa e as 6 claras bata em neve)
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
250 ml de água

Para o RECHEIO, você vai precisar de:
3 Gemas
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açúcar (se quiser mais doce acrescente 1/2 lata de leite condensado)
2 colheres de sopa de maisena
2 e 1/2 copos de leite
baunilha (essência ou fava)

E agora? Como preparo?
Misture a margarina com as 3 gemas. Acrescente os demais ingredientes e misture bem. Finalize com as claras em neve apenas incorporando-as à massa (mexendo levemente para a massa ficar aerada).
Asse em forminhas próprias untadas (no formato de mini panquecas altinhas, mais ou menos 1 cm) ou direto numa frigideira bem quente e antiaderente (de preferência pequena) como se fossem panquequinhas.
Para o recheio, leve todos os ingredientes ao forno até engrossar.
Pegue uma panquequinha, recheie, coloque a outra por cima e aperte um pouco nas laterais e atrás (fazendo como se o doce fosse uma boquinha aberta).

Como Surgiu o Dorayaki?


Não se sabe ao certo, como e onde surgiu o doce. Mas a história conta que Musashibou Benkei, ou apenas Benkei, um dos samurais que se apresentava com uma lança, e conhecido como invencível pela sua força e generosidade com a população. Tanto que o doce nasceu disso. Benkei em um de suas batalhas, havia se ferido gravemente e foi salvo por uma pequena aldeia. E em retribuição, pegou um gongo e o colocou no fogo. Despejou uma massa feita de água e farinha de trigo, depois de assado finalizou colocando o Anko e distribuiu para as crianças. Gongo em japonês se chama DORA. YAKI é assado. Daí vem o nome de “Assado no Gongo” ou “Dorayaki”. Hoje é feito na chapa ou frigideira.



Hoje existem vários recheios diferentes com muitos sabores. Bem, esse doce se tornou muito popular no Japão e vemos bastante eles em mangás e animes.



E, para aqueles que se recordam, o Doraemon era o maior fã desse docinho, tanto é que ele estampa algumas embalagens desse doce.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão