15 de out de 2012

Significado de alguns Tratamentos e Sufixos


Vim postar sobre o significado de alguns modos de tratamento (Senpai, por exemplo), e avisa-los que estou terminando/alcançando alguns animes para poder fazer postagem de sinopse e ainda estou editando as antigas, então logo, logo, irei voltar a postar sinopses, bem vamos ao tema central desta postagem.
Formas de Tratamento:

Senpai: é um estudante sênior (designado pelo Sensei) que se torna responsável por um ou mais Hohai (estudantes) para ensina-los informações básicas sobre Ryû ou escola.

Shihan: composto por duas partes:
Shi que significa professor, mestre ou pessoa de caráter exemplar.
E Han, que significa bom exemplo.
Então, Shihan é um termo de tratamento dirigido a pessoas que são bons exemplos a serem seguidos.

Sensei: significa "aquele que nasceu/viveu antes de você/mim, então você dirige esta forma de tratamento a pessoas mais velhas que você.


Sufixos:

"-Chan"
Pode significar fofinho, querido, amável ou até mesmo frágil. Por isso é muito usado com garotas e crianças.
Também pode ser usado quando a relação é afetuosa entre duas pessoas.

"-San"
É usado para mostrar respeito por outra pessoa. Normalmente é usado com adultos, mas não é de estranhar se os mais jovens usarem entre eles também. (as vezes, é traduzido como Mr, Mrs ou Ms no inglês, mas essa ideia não está totalmente correta já que estes só são usados com adultos, diferente de -San"). Em alguns lugares, como Kyoto, usa-se "-han".

"-Kun"
É um sinal de amizade. É usado entre jovens rapazes, mas não estranhe se, de vez em quando, for usado para garotas também.
Estabelece um grau de proximidade sem ser próximo de mais.
Também usado com adultos que se conhecem desde a infância, que são muito próximos.

"-Sama"
Serve para mostrar um enorme respeito por alguém. Usado com pessoas com grande grau de importância  membros do governo por exemplo.
"-sama" demonstra ainda mais respeito que "-san".

"-Dono"
Um grau de repeito maior que o "-sama", pouco usado hoje em dia. Era usado para falar de guerreiros samurais - na época de Edo. Desde então passou a ser usado para falar de guerreiros, mas é possível usar em pessoas comuns, se forem muito importantes.

"-Zeki"
Muito particular, usado para lutadores de Sumo (ainda mais de elevada categoria).

"-Senshu"
Significa "desportista" ou. É, portanto, usado para pessoas que praticam desportos como futebol, basebol ou corridas de Fórmula 1.


OBSERVAÇÃO:
Eles não são sempre usados. Você pode usar simplesmente o nome da pessoa, se for um(a) amigo(a) ou alguém com menos idade que você. Em documentos formais os sufixos não são usados.


Gifs do anime: Tari Tari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Comentando vocês nos incentiva a continuar postando e podemos saber de sua opinião quanto ao post e/ou o blog!

OBS: Por favor. Vamos manter a postura.
Sem xingamentos com palavras de baixo calão